JESUS TE AMA ! ! !

 

 
 

"BUSCANDO A EXCELÊNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EaD"

 

 

 PÁGINA PRINCIPAL! PRINCIPAL

 

Institucional

NOSSA

FACULDADE

Nossa Diretoria
Nossos Cursos
Nosso Material
Nossa Metodologia
Investimento (Preços)
Informações Gerais
Perguntas Frequentes
Visão & Missão

Declaração Doutrinária

Fale Conosco

SOMENTE

ALUNOS

Secretaria On-Line
Tira-Dúvidas On-Line
Boletim On-Line
Monografias (TCC)
Solicitação de Retorno

SERVIÇOS

DIVERSOS

Bíblia On-Line
Prof. Theo Logiko
Theolegal (Estudos)
Pastor On-Line
Downloads Grátis
Correios (Rastreamento)
Vantagens
Promoções
NUTEF
Ouvidoria

IGREJAS E

GRUPOS

DESCONTOS ESPECIAIS

Monte um Grupo

 

Fale Conosco

 

Suporte

 

Boletim

 

 

Versículo

 

 

Divulgação

 

Saiba +

A FATCH é a primeira instituição teológica que está tomando medidas sustentáveis para a preservação do meio ambiente. Clique aqui e saiba mais...

 

 

Perguntas

Frequentes

AGRADECEMOS A SUA VISITA

 

Aqui estaremos postando as perguntas mais frequentes que nos fazem. Esta página visa tirar as dúvidas de todos que desejam conhecer melhor a nossa instituição e os nossos cursos, bem como, trazer alguns esclarecimentos no que diz respeito aos cursos de teológicos no Brasil, e sua regulamentação. Esperamos que entenda que trabalhamos com informações verídicas e concretas, se você tiver alguma informação que seja nova ou divergente das que colocamos em nosso site, por favor, nos envie para que possamos sempre prestar as informações mais atualizadas possíveis. A maioria destas informações são válidas para todas as instituições que ministrem os cursos "livres" de Teologia, por isso tome bastante cuidado ao serem informados com orientações divergentes a estas.

 


1. a fatch é legalmente constituída?

SIM. A FATCH está devidamente registrada no Cartório de Pessoas Jurídicas sob o RCPJ n.° 1.490 e devidamente inscrita na Receita Federal sob o C.N.P.J. n.° 04.411.287/0001-01, que dão legalidade ao seu funcionamento.

 


2. a fatch está vinculada a alguma denominação?

NÃO. A FATCH é uma entidade de ensino religioso, de confissão cristã evangélica e interdenominacional. Como a nossa proposta é poder atender à todas as denominações indiscriminadamente optamos em montar um currículo baseado exclusivamente na Teologia e na formação eclesiástica e não em doutrinas específicas, pois cabe a Igreja ensiná-las aos seus membros. Mas todos os nossos professores e os membros da nossa diretoria são crentes fiéis e membros ativos de diversas denominações tradicionalmente estabelecidas.

 


3. OS CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FATCH TEM ALGUMA VALIDADE?

SIM. Os Certificados emitidos pela FATCH são válidos em todo o território nacional, bem como possuem todas as prerrogativas e igualdades "teológicas, religiosas e eclesiásticas" como os de quaisquer seminário, faculdade teológica ou instituto bíblico que ministrem cursos "livres" de Teologia.

 


4. porquê a FATCH emite certificado ao invés de "diploma"?

Nós da FATCH zelamos pela verdade e transparência dos nossos cursos e após consulta jurídica prévia verificamos que seria errado emitirmos os comprovantes de conclusão usando o termo "Diploma", o próprio MEC através da Nota Técnica nº 384/2013 CGLNRS/DPR/SERES/MEC deixa bem claro quando diz que os cursos "livres" de teologia "não podem expedir diploma tampouco certificado de pós-graduação, apenas certificado de participação no curso" [grifo nosso]. Por isso, desde o esclarecimento dessa Nota Técnica nós não emitimos mais "Diplomas", mas apenas os Certificados de participação. Para efeito eclesiástico e de formação a validade do Certificado é a mesma não ocasionando nenhum prejuízo aos nossos alunos, nem mesmo para fins de convalidação, enquanto houver.

 


5. ao me formar receberei a "carteira de pastor"?

NÃO DEPENDE DE NÓS. A nossa instituição, apesar de ter um curso de preparação pastoral (Teologia) NÃO ORDENA, NOMEIA ou EMITE DIPLOMA OU CARTEIRA DE PASTOR. Entendemos que a ordenação ministerial esta baseada na vocação dada por Deus e é de responsabilidade EXCLUSIVA e INTRANSFERÍVEL da Igreja de Cristo. Por isso, sempre recomendamos que verifique com a sua igreja e/ou denominação os trâmites corretos para a sua ordenação. Para você ser um "pastor" tem que ser consagrado através da investidura da Igreja de Cristo, tendo a sua ordenação registrada na Ata da sua igreja. Por isso, tome cuidado para não ser enganado com falsas promessas e nem caia no risco de se tornar um "falso profeta".

 


6. os cursos da fatch são ou precisam ser reconhecidos pelo mec?

NÃO PRECISA. Atualmente o único curso em que o MEC tem regulamentado é o curso de "Bacharel em Teologia", porém, em nossa instituição, nem este e nem os  demais cursos precisam do reconhecimento do MEC, pois são cursos "livres". Todos cursos teológicos ministrados pela FATCH são de "CARÁTER LIVRE", com finalidade estritamente de FORMAÇÃO TEOLÓGICA, RELIGIOSA e ECLESIÁSTICA. Esses cursos não tem e nem necessitam da autorização ou do reconhecimento oficial do MEC. São cursos de confissão e doutrina evangélica. Cursos teológicos "livres" não são cursos profissionalizantes, técnicos ou graduação superior acadêmica. Os mesmos são especificamente ministrados com o objetivo de dar uma preparação bíblica, eclesiástica e teológica àqueles que visam o exercício do ministério pastoral e outros. No caso dos cursos ministrados pela nossa instituição, o aluno deve estar ciente de que não estará fazendo um curso Superior, mas um curso mais avançado, de nível maior, sobre a Teologia Bíblica Evangélica. A FATCH não é uma faculdade convencional, mas sim, um seminário de formação teológica, religiosa e eclesiástica.

 


7. eu posso "convalidar" o meu curso ministrado na fatch em uma instituição credenciada pelo mec para eu ter o meu diploma de nível superior?

DEPENDE. Pois, queremos primeiro deixar claro o seguinte, o nosso objetivo não é formar pessoas para depois convalidarem o curso de "Bacharel em Teologia" como curso Superior, como já dissemos este e os demais cursos têm a finalidade estrita de FORMAÇÃO TEOLÓGICA, RELIGIOSA e ECLESIÁSTICA.

Esclarecendo isso, queremos informar que no  Parecer CNE/CES 063/04 do MEC não tem nada que impeça você, ao concluir o curso livre de "Bacharel em Teologia" conosco, de fazer a convalidação em uma instituição reconhecida, tanto que já tivemos alunos que concluíram o curso conosco e depois fizeram a convalidação e hoje gozam do seu Diploma reconhecido. Porém a nossa instituição não garante que isto possa acontecer com você por dois motivos: 1. As normas de ingresso na convalidação são fornecidas pela instituição credenciada e nós não temos como interferir nas regras de outra instituição (umas exigem vestibular, outras que o curso livre tenha sido presencial [este não é pré-requisito do MEC], dentre outras exigências). 2. Nós não podemos garantir que até o final do seu curso o MEC ainda estará permitindo existir o curso de "convalidação", pois o MEC tem autonomia de acabar com este curso a qualquer momento sem prévio aviso.

Estas informações não são válidas somente para a nossa instituição, mas são válidas para toda e qualquer instituição que ministre os cursos livres de Teologia, por isso, cuidado com promessas que não poderão ser cumpridas posteriormente.

ATENÇÃO: De acordo com o Parecer CNE/CES 60/2014, aprovado em 12 de março de 2014 (Art. 15) e homologado no dia 08 de setembro de 2016, não será mais possível convalidar os cursos livres de Teologia. Algumas instituições ainda oferecem esses cursos, porém, como o prazo é de dois anos para a conclusão dos cursos livres, caso inicie agora, não poderá mais convalidar o seu curso, ficando apenas para fins eclesiásticos.

 


8. a fatch pode usar o termo "faculdade teológica" em seu nome ou teria que ser seminário?

PODE. O próprio Conselho Nacional de Educação, órgão do Ministério da Educação (MEC), utiliza as nomenclaturas "Faculdades Teológicas" e "Seminários Maiores" para as instituições que ministram os Cursos Livres de Teologia.

Abaixo, a citação de um dos pareceres mais recentes que demonstram esta terminologia:

 

 Parecer CNE/CES 063/04

 

"Para efeito da integralização dos créditos para a conclusão do curso superior de Teologia nos cursos de Teologia devidamente reconhecidos pelo MEC o portador de certificado oriundo dos cursos livres de Teologia, egressos de Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições congêneres deverão cursar, no mínimo, 20% (vinte por cento) da carga horária exigida para a obtenção do diploma de Curso Superior Teologia, bacharelado."

 


9. os cursos reconhecidos pelo mec tem o mesmo objetivo de um curso livre de teologia com a proposta de formação eclesiástica e ministerial?

NÃO PODE MAIS. Até este ano podia, mas atualmente os cursos reconhecidos pelo MEC não podem mais ser confessionais e os mesmos não tem mais o objetivo de preparação e capacitação ministerial, pois eles devem tratar em seu currículo apenas o que diz respeito a formação técnico-teológica (normatizado pelo PARECER CNE/CES Nº:118/2009 que mudou completamente as normas para a aprovação e currículos dos cursos de Teologia), transformando os mesmos em cursos com o objetivo de formação exclusivamente acadêmica (esclarecemos que não somos contra a formação acadêmica e a validação dos cursos teológicos como cursos Superiores, mas somos contra a interferência do Estado na Igreja, o que fere a nossa Constituição, pois está ditando as normas e regras na formação denominacional, Bíblica e Teológica dos nossos vocacionados).

Abaixo citamos alguns trechos deste parecer para esclarecimento geral:

 Parecer CNE/CES 118/09

 

"A exclusão da análise da matriz curricular, deixando às instituições plena liberdade na composição de seus currículos, no entanto, terminou por gerar a aprovação de cursos de Teologia com caráter, exclusivamente, confessional. Alguns desses cursos não apresentam características acadêmicas, não respeitam o pluralismo da área nem a universalidade de conhecimento própria do ensino superior. Restringem-se a uma única visão teológica e se caracterizam como cursos catequéticos a serviço de uma confissão religiosa e terminam por ferir o princípio constitucional da separação entre Igreja e Estado, pois preparam o aluno para atuar em uma única religião, papel que não cabe ao Estado nem a instituições de ensino superior por ele credenciadas."

"Salienta-se, outrossim, a importância do respeito à laicidade do Estado, a fim de evitar que os cursos tenham um caráter confessional, proselitista, fechados em uma única visão de mundo e de homem. Espera-se que os cursos de graduação em Teologia, bacharelado, formem teólogos críticos e reflexivos, capazes de compreender a dinâmica do fato religioso que perpassa a vida humana em suas várias dimensões. Propõe-se que os currículos dos cursos de graduação em Teologia, bacharelado, desenvolvam-se a partir dos seguintes eixos:
1. eixo filosófico – que contemple disciplinas que permitam avaliar as linhas de pensamento subjacentes às teologias, conhecer as suas bases epistemológicas e desenvolver o respeito à ética;
2. eixo metodológico – que garanta a apropriação de métodos e estratégias de produção do conhecimento científico na área das ciências humanas;
3. eixo histórico – que garanta a compreensão dos contextos culturais e históricos;
4. eixo sócio-político – que contemple análises sociológicas, econômicas e políticas e seus efeitos nas relações institucionais e internacionais;
5. eixo linguístico – que possibilite a leitura e a interpretação dos textos que compõem o saber específico de cada teologia e o domínio de procedimentos da hermenêutica;
6. eixo interdisciplinar – que estabeleça diálogo com áreas de interface, como a psicologia, a antropologia, o direito, a biologia e outras áreas científicas."

 


10. os cursos da fatch seguem as regras estabelecidas pelo mec quanto ao seu currículo?

SIM. Apesar de nós não precisarmos seguir as normas do MEC optamos em manter o que diz o parecer do 063/04 que cita o decreto lei 1.051/69 que determinava que os "estudos realizados em Seminários maiores, Faculdades Teológicas ou instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa... ...tivessem a duração mínima de dois anos" (este tempo diz respeito ao curso de Bacharel em Teologia) e o parecer 241/99 onde determinava que "os cursos de bacharelado em Teologia sejam de composição curricular livre, a critério de cada instituição, podendo obedecer a diferentes tradições religiosas"; Por isso, mantivemos o objetivo de FORMAÇÃO ECLESIÁSTICA E MINISTERIAL dos nossos cursos sem desmerecer a todo o rico e necessário conhecimento da TEOLOGIA.

 


11. POR QUE FATCH TEM POUCOS CURSOS, TENDO EM VISTA QUE EM OUTRAS INSTITUIÇÕES À DISTÂNCIA TEM VÁRIOS CURSOS EM DIVERSOS NÍVEIS DIFERENTES?

A resposta é simples, porque desejamos sempre fazer o melhor. Como servos de Deus nós não temos intenção de criar cursos somente por questões financeiras, todos os nossos cursos são historicamente estabelecidos em nossas igrejas e não vemos a necessidade de criarmos títulos de cursos somente para dizer que temos cursos com níveis A ou B. Isso é apenas uma forma de conseguir mais alunos com títulos de cursos que nunca existiram e efetivamente não tem função estabelecida. Claro que você tem a liberdade de escolher a instituição que deseja estudar, mas saiba que o baixo custo que você terá agora pode sair muito mais caro no futuro. Você pode até não vir estudar conosco, mas invista em uma instituição que tem o nome imaculado e procure verdadeiramente preparar obreiros para a seara.

 


Desejando mais esclarecimentos pode entrar em contato conosco através da nossa Secretaria On-line.

A SUA VOCAÇÃO FOI DADA POR DEUS E DEPENDE SOMENTE DE VOCÊ DECIDIR O QUE SERÁ MELHOR PARA O SEU MINISTÉRIO.

"Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria".

(Eclesiastes 9:10 - NTLH)


 

 PÁGINA PRINCIPAL! PRINCIPAL

 

Cursos

CURSOS DE

FORMAÇÃO

ECLESIÁSTICA

Informações Gerais
Investimento (Preços)

TEOLOGIA

Matrículas Abertas

F. Básica (Básico)
F. Média (Médio)
F. Plena (Bacharel)

EDUCAÇÃO CRISTÃ

Pré-Matrícula em breve

F. Básica (Básico)
F. Média (Médio)

F. Plena (Licenciatura)

PÓS-FORMAÇÃO

Matrículas Abertas

F. Master (Mestrado)
F. Doctor (Doutorado)

CURSOS DE

CAPACITAÇÃO

GRATUITOS

Informações Gerais
Investimento (Taxa)

CAPACITAÇÃO

Matrículas Abertas

C. Obreiros
C. Pregadores
C. Professores
C. Evangelizadores
C. Discipuladores

C. Aconselhadores

C. Ministério Infantil

IGREJAS E

GRUPOS

DESCONTOS ESPECIAIS

Monte um Grupo

 

Avisos

 

100% Seguro

 

 

 

Recados

   

LEIA O NOSSO

LIVRO DE VISITAS

   

 

Notícias

 

 

 

     

TELEFONE: (21) 3794-2541 / WHATSAPP: (21) 99199-1994

CORRESPONDÊNCIAS: CAIXA POSTAL 77677 - AGF SILVA PINTO - NOVA IGUAÇU - RJ - BRASIL - CEP: 26.255-970

SEDE PRÓPRIA: RUA CINCO, S/Nº, QUADRA 5, LOTE 15 - IPIRANGA - NOVA IGUAÇU - RJ - BRASIL - CEP: 26.293-510

CNPJ 04.411.287/0001-01 / RCPJ nº 1.490